Canais
Perguntas e Respostas
Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).
Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.
Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.
Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)
PERGUNTA: MARCAS E PATENTES - AVALIAÇÃO COM LAUDO POR EMPRESA - CONTABILIZAÇÃO
-
Pergunta n° 57076, postada em 10/9/2020, às 10:50
Autor(a): *** (São Paulo - SP)
Prezado Consultor Bom dia ! Uma empresa no ramo de comércio em São Paulo é tributada pelo Lucro Real .Essa Empresa existe há muito tempo , e há anos está no mercado nesse ramo e com isso adquiriu um certo " conhecimento" de seu nome e marca . Ocorre que em seus balanços , existe um saldo muito baixo de Marcas e Patentes , valores esses que são referente as taxas , custas, e demais gastos incorridos para registro de suas marcas no INPI no decorrer desses anos . Agora a administração resolveu fazer uma avaliação e contratou uma Empresa especializada em marcas e patentes , inclusive com time jurídico . Empresa emitiu um laudo /parecer com os valores apontados no decorrer do documento . O valor apresentado é superior e maior do que está registrado na contabilidade . A contabilidade fez uma proposta de lançamentos contábeis , em com base na legislação e no manual do ECF - Planilha tabelas dinâmicas . A legislação é a lei 12973, IN 1515 RFB e lei 11638/2007. Foi realizado proposta com as seguintes contas contábeis, no reconhecimento inicial : d- subconta - marcas e patentes - ANC - Intangível c- Ajuste de Avaliação Patrimonial - Outros Resultados Abrangentes - PL Está correto esse lançamento e procedimento contábil ? Se não , qual seria a maneira mais correta e dentro da legislação para realizar a contabilização dessa diferença e propor o ajuste no balanço da Empresa ?
Acesso restrito para assinantes
O site ContadorPerito.Com tem áreas de acesso restrito a assinantes ativos. Para continuar sua navegação, é necessário preencher os campos de login e senha abaixo.
Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine.
Em caso de dúvidas acesse a Central de Atendimento. Clique aqui.
*Não trabalhamos com acesso experimental.
Atenção!
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.