Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 23/01/2025: Perguntas: 64.683 | Respostas: 68.045

PERGUNTA: DISSOLUÇÃO PARCIAL - RESOLUÇÃO DE SOCIEDADE - LANÇAMENTOS

  • Pergunta n° 57780, postada em 23/12/2020, às 10:07

    Autor(a): *** (São Paulo - SP)

    Prezado Consultor, gostaríamos de saber o que ocorreu com Pergunta n° 57754, postada em 17/12/2020, às 12:03 que está sem reposta de vocês desde o dia 17. Desculpem , mais estamos com uma certa urgência nesse chamado. Prezado Consultor, bom dia ! Uma Empresa Controlada é Sociedade limitada , tributada como lucro real , no ramo de comércio de roupas em São Paulo , está passando por um processo de dissolução parcial . Está saindo um dos sócios ( sócios : são 02 PJ limitadas lucro presumido) . cada sócio tem 50% da sociedade. Ocorre que a Empresa Controlada (INVESTIDA) tem dívidas bancárias e prejuízos acumulados, inclusive com o PL negativo . Para não reduzir o capital com a saída de um dos sócios , foi realizado instrumento de cessão onerosa de quotas onde o sócio retirante cede e transfere as quotas para o sócio que ficou em troca de assunção de 50% das dívidas. A contabilidade recebeu o documento de cessão de quotas onde a Empresa que se retira assume 50% das dívidas e irá transferir sua parte junto ao bancos e ao se fazer o lançamento contábil, surgiu a seguinte dúvida : Na Empresa que é controlada , como é realizado o lançamento contábil de baixa do 50% da dívida bancária , onde foi desenhado da seguinte forma : d- empréstimos e financiamentos ( passivo ) c- prejuízos acumulados sócio retirante ( PL ) h - pela assunção de dívida de 50% do sócio retirante ....conf...ref.... Está correto o entendimento contábil ? procuramos na lei 10406/2002 e lei 6404/1976 e não conseguimos visualizar nada de claro com relação a quando o sócio saí da Empresa e a mesma está com dívidas , prejuízos e PL negativo .

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página