Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 04/03/2024: Perguntas: 63.188 | Respostas: 66.488

PERGUNTA: NOTAS

  • Pergunta n° 62211, postada em 31/3/2023, às 09:43

    Autor(a): *** (Novo Hamburgo - RS)

    Somos uma empresa que vende móveis planejados : Informa que, após realizar a visita ao cliente, elabora o projeto de construção dos móveis, que, quando aprovados, geram pedidos que discriminam todas as partes, peças, acessórios e componentes necessários à consecução do trabalho. Afirma que o seu fornecedor exclusivo lhe vende todos os materiais constantes do pedido, utilizando, para tanto, o CFOP 6.101 – Venda de produtos do estabelecimento, quando se trata de produtos de fabricação própria, ou o CFOP 6.201 – Venda de mercadorias recebidas de terceiros, no caso de produtos que não fabrica. Diz que o documento fiscal emitido pelo fornecedor discrimina, de forma individualizada, todos os produtos que compõem o móvel, como portas, divisores, painéis, gavetas, puxadores, dobradiças, etc, além de constar, no campo Informações Complementares, o nome do comprador e o número do pedido. Acrescenta que, ao receber as mercadorias, dá entrada ao móvel pronto, utilizando o CFOP 2.102 – Compra para comercialização. Para atender ao projeto aprovado pelo cliente, promove a adequação, ajustes e retoques nesses materiais recebidos. Após efetuar essa adequação, emite nota fiscal de venda, CFOP 5.102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, discriminando o móvel completo, conforme projeto aprovado. A montagem final do referido móvel é realizada na residência/estabelecimento do cliente. Com dúvida sobre a interpretação da legislação tributária, formula a presente consulta. CONSULTA: 1 – A atividade descrita pela Consulente caracteriza-se como industrialização? 2 – Os CFOP utilizados pela Consulente em suas operações estão corretos? 3 – No controle de estoque entram partes e peças e saem produtos prontos. Esse procedimento está correto? Como a Consulente deverá proceder nas suas operações, caso o procedimento adotado estiver incorreto? 5 – A nota emitida pelo meu fornecedor contendo discriminadamente cada uma das partes do projeto está correta, como se trata de um projeto ( cozinha, etc ) não deveria ser identificado como um móvel neste momento?

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página